Fale com a QLog

(31) 98300-0773

IMPLANTAÇÃO DE WMS

 

WMS (Warehouse Management System | Sistema de Gerenciamento de Armazém)

Conceitos, vantagens e pontos que merecem atenção tanto no processo de seleção quanto na implantação.

 

        O WMS (Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém) é uma ferramenta que controla todos os processos executados na logística interna de uma empresa. Ele serve para unir os processos de uma companhia às necessidades de um controle mais apurado de toda a cadeia de processos logísticos.

      Durante vários anos, as empresas controlaram seus estoques por meio de fichas Kardex, depois evoluíram para o controle via planilhas eletrônicas, em seguida utilizaram pequenos bancos de dados e, atualmente, realizam estes controles via WMS. O WMS controla processos, conferência de recebimento, armazenagem, movimentação horizontal, movimentação vertical, separação, conferência de expedição e carregamento de embarque.

         Como avaliar um WMS?

         É sempre importante fazer uma avaliação de aderência entre o WMS desejado e os processos da empresa e, só é possível chegar a uma conclusão segura e acertada sobre qual WMS se “encaixará” melhor nos processos utilizados, se forem seguidos os passos a seguir:

  1. Criar uma base de requisitos mínimos para o uso da ferramenta a ser adquirida
  2. Avaliar o custo benefício
  3. Verificar se é necessário desenvolver uma integração
  4. Verificar se haverá customização
  5. Verificar qual é o seu custo

 

          Nem sempre o mais caro é o melhor. Melhor será aquele que mais se adequar aos processos, lembrando que, em alguns casos, o processo vai se ajustar ao WMS e/ou vice-versa.

          Como implantar o WMS?

        Enfim, uma vez escolhido o WMS, agora é só colocar a mão na massa e fazer a ferramenta funcionar, correto? Simples, não é? Não. Infelizmente não é bem assim que as coisas acontecem. O maior erro de uma empresa que adquire um WMS é pensar que este processo de implantação é simples. Vários fatores devem ser observados e é necessária muita organização para que essa implantação não afete o funcionamento atual da empresa.

           Pontos importantes no processo de implantação de um WMS

  1. Elaborar um cronograma de implantação
  2. Elaborar um cronograma de treinamento
  3. Definir as funções operacionais de cada integrante da equipe. Em caso de “funções-chave”, é necessário criar um backup
  4. Realizar um dimensionamento de picking
  5. Realizar um endereçamento dos produtos de acordo com as regras aplicadas pela empresa
  6. Elaborar uma programação visual de todo o centro de distribuição
  7. Elaborar os fluxos dos processos internos da logística
  8. Realizar um inventário geral de produtos, caso seja necessário

      Nós, da QLog Consultoria, somos especialistas em avaliação e implantação de WMS sob medida para cada negócio. Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.

 

Ronaldo de Souza Santos é especialista em logística desde 1999. Formado em Administração de Empresas, é grande conhecedor da prática de todos os processos operacionais de logística interna. Já implantou mais de 100 projetos, nos mais diversos segmentos de mercado (atacadistas/distribuidores, indústrias, varejo, etc.), sendo mais de 40% deles exclusivamente dedicados à implantação de WMS.

Solicite uma proposta

Estamos de prontidão para lhe atender